História

Histórico do Coral Genaro Plech

É impossivel falar do Coral Genaro Plech sem antes fazer uma abordagem histórica dos feitos de genaro Plech e sua cntribuição para o estudo e a disseminação da música em sergipe. Em 1954 o professor Genaro Plech, dinâmico empreendedor, reuniu valores musicais da época. Este sonho foi materializado através do Decreto de Lei nº 840 de 28 de Novembro de 1945, pelo audacioso interventor do estado Hunald Santaflor Cardoso; juntamente com professoras Geralda Abreu,Bernadete Andrade e Cândida Viana Ribeiro, diplomadas pelo Conservatório Nacional de Música, o violinista Anayde Marsillac Fontes Goes.

Na época o Instituto de Música e Cantor Orfeônico de Sergipe funcionava no prédio da Escola Normal, no Parque Teófilo Dantas, em 1960 passou a ser Instituto de Música de Sergipe.

Posteriormente com a aposentadoria do maestro Plech em 1965, sob a regência do professor e maestro Leonízio Guimarães de Costa, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe e o Coral do então Instituto de Música e Canto Orfeônico de Sergipe.

Em 15 de Maio de 1968 a Universidade Federal de Sergipe (UFS) inaugura sua primeira instalação e com a posse do primeiro reitor Dr. João Cardoso. E toda essa noite de pompa teve como sala de espetáculo o Insttuto Histórico de Sergipe.

Apenas em 1971 o nome Conservatório de Música de Sergipe foi intitulado até os dias de hoje, a qual foi autorizado o funcionamento das Habilitações Profissionais Técnicos de Nivel Médio em 2006 (resolução de nº 212/CEE de 02/092007 - Governo de Marcelo Déda) sob a Direção do Professor José Valter Lima; o COnservatório de Música de Sergipe tida como Unidade Escolar da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED).

Enfim, o COral Genaro Plech é parte dahistória do CMS, e teve aoportunidade de ter em suas regências, alguns maestros, a exemplo do professor Paulo CésarPrado, o qual foi aluno do Genaro e foi testemunha ótica da aposentadoria d seu professor, nesse tempo o Coral era um componente curricular onde os alunos do Conservatório tinha por brigação de frequentar, depois que Paulo César se aposentou.

O Coral Genaro Plech desde 2007 foi aberto à comunidade em geral, e continuou até os dias atuaisescrevendo seu histórico com respeitáveis regentes como o professor Jairo Melo, Jairo Brandão, Joel Magalhães e atualmente conta com a presença honrável da professora Maria das Vitórias de Suza Santos.